domingo, 17 de julho de 2011

Balanço da Unidade Curricular MDS

Fonte: google images
No final desta unidade curricular, Media Digitais e Socialização, do Mestrado em Comunicação Educacional Multimédia surge a necessidade de reflectir acerca de uma longa caminhada durante os últimos meses. Esta caminhada permitiu o crescimento exponencial de conhecimentos e aprendizagens com base nos temas: 

& “Nativos vs Imigrantes Digitais”;

& “Identidade Social na Adolescência”;

& “Media Digitais e Construção da Identidade Social”;

& “Análise da Identidade em Sites Sociais ”.

No primeiro tema tive a oportunidade de explorar conceitos pouco desbravados na minha biblioteca de conhecimentos. As ideias defendidas por Marc Prensky geraram controvérsias muito enriquecedoras permitindo aprofundar os conceitos estudados e alargar a compreensão dos alunos deste século, ditos estudantes digitais. 

Os restantes temas tiveram uma continuidade gradual, iniciando uma análise da identidade, seguida da influência dos media e, por fim a aplicação e operacionalização dos conteúdos abordados numa entrevista dois jovens adolescentes.  

É importante salientar que os conhecimentos adquiridos foram alcançados tanto em grupo como individualmente. Em grupo, contou-se com diversos encontros síncronos que permitiram a definição de estratégias, fases de trabalho, ferramentas de colaboração, datas e prazos a cumprir e dinâmica das reuniões. A partilha de ideias, a cooperação e a troca de conhecimentos entre os elementos constituintes do grupo foram sem dúvida uma mais-valia para o sucesso dos resultados apresentados. Pessoalmente gostaria de sublinhar que a Vitória e a Teresa foram elementos indispensáveis durante todo o percurso traçado, permitindo que adquirisse novas aprendizagens e descobrisse novos caminhos desconhecidos. Para além disso, em alturas menos boas do nosso percurso permitiram, com o apoio prestado, cessar obstáculos. Às duas, o meu agradecimento sincero. Individualmente, esforcei-me e dediquei-me na realização dos trabalhos, superando algumas lacunas, de forma a alcançar os objectivos traçados.

As principais dificuldades sentidas foram sem dúvida a gestão da vida profissional e pessoal com os prazos estabelecidos pelas actividades da unidade curricular e as lacunas existentes na leitura e interpretação dos artigos em Língua Inglesa.

No que diz respeito ao acompanhamento e feedback durante o percurso da unidade curricular é de revelar que o mesmo contribuiu para colmatar algumas dificuldades que surgiram e, sem dúvida, importantíssima no meu desempenho.


Para finalizar gostaria de referir que apesar das dificuldades, o balanço é positivo. Tive a oportunidade de alargar a minha literacia de conhecimentos.








Tema 4: Análise da Identidade em Sites Sociais


O quarto tema tem como objectivo  caracterizar a utilização social dos media digitais pelos jovens e sua relação com o processo pessoal de construção de identidade e socialização. Para tal, é solicitado a entrevista a dois jovens sobre a utilização social dos media digitais com base num guião, construído após debate no fórum A4. Posteriormente, pretende-se a análise e interpretação das entrevistas realizadas bem como uma apresentação dos resultados recorrendo ao PowerPoint. Por fim, a comparação dos resultados obtidos com outro colega. 

@Análise e apresentação da entrevista realizada a dois jovens de diferentes géneros:



@Participação no fórum A4

A participação no fórum A4 centra-se em dois momentos. No primeiro momento pretende-se contribuir para a versão final de um guião de entrevista sobre utilização social dos media digitais com vista à realização de uma entrevista a dois jovens de géneros diferentes. No segundo momento, solicita-se a análise e reflexão sobre a pesquisa realizada com os jovens e a comparação dos resultados com a pesquisa de outro colega. 
Assim sendo, partilho os meus dois momentos no fórum referido:

Tema: Contribuições

Gostaria de apresentar o meu contributo relativamente ao guião da entrevista:

(Computador/Internet)

Costumas utilizar o computador e a Internet nas aulas? (Sim ou não)
- Se respondeu sim:
- Indica a disciplina?
- A actividade realizada?
- Consideras que o uso foi útil às tuas aprendizagens? (Sim ou não) Porquê?

Consideras que as actividades propostas com o computador e a internet permitem um aumento de conhecimento mais eficaz? (Sim ou não)

- Se respondeu sim, menciona um exemplo.

Continuação de bom trabalho…


Tema: Espaço de reflexões

Após análise dos trabalhos apresentados, decidi comparar as entrevistas que realizei com as entrevista realizadas pelo colega Carlos Garcia devido às idades dos respondentes serem as sequentes às idades dos dois jovens que inquiri e os níveis de escolaridade também (Ensino Secundário), e o meio envolvente ser numa região próxima do Algarve.  
Apesar de as realidades serem distintas, os alunos utilizam praticamente as mesmas ferramentas tecnológicas, possuem praticamente o mesmo número de computadores e navegam praticamente o número de hora à excepção do jovem que inquiri do género masculino. Esta utilização é apenas controlada pelos pais ou encarregados de educação na jovem rapariga que entrevistei. Aos restantes elementos, entrevistados pelo Carlos, penso que tem a ver com a maioridade de ambos. E, o jovem rapaz, que entrevistei, devido ao grau de utilização do computador/Internet ser reduzida.
 Apenas um elemento dos quatro entrevistados não possui página da Internet/blog. OS restantes, apresentam algumas situações em comum nas suas páginas da Internet/Blog tais como, a apresentação de músicas, a permissão de acesso e comentários apenas a amigos, não alteraram a estrutura do template da página. O jovem rapaz, inquirida por mim, à excepção dos restantes jovens entrevistados, não se preocupa com a informação pessoal disponibilizada na Internet. Outra divergência prende-se ao facto dos jovens inquiridos pelo Carlos, acederem à Internet através do telemóvel.
 Os quatro jovens entrevistados possuem telemóvel, sendo que dois dos jovens possuem dois telemóveis (um jovem de cada uma das análises diferenciadas). A utilização em termos de horas é superior na jovem rapariga inquirida por mim. Este facto prende-se devido à necessidade que a mesma tem de se afirmar perante a sociedade, sendo este comportamento importantíssimo na construção da identidade dos adolescentes. Relativamente, à utilização do telemóvel dentro da sala de aula, 50% dos jovens inquiridos utiliza-o. Auxilia-os, ainda, como despertador num dos casos e para ouvir música em dois casos distintos. Para os jovens-adultos é utilizado ainda para aceder às redes sociais nomeadamente, facebook. 
As redes sociais são um aspecto importante actualmente na construção da identidade dos jovens, verificando que apenas um dos elementos dos jovens inquiridos não está inscrito nem a utiliza. No entanto, utilizada frequentemente as salas de chat, comunicando apenas com amigos tal como os jovens utilizadores do facebook. Alguns deles disponibilizam alguma informação pessoal online. Como aspecto positivo as opiniões divergem, sendo que a maioria refere a comunicação com amigos familiares. No que diz respeito aos aspectos negativos, a jovem rapariga entrevistada por mim, não está ciente dos perigos da utilização das redes sociais, julgo que devido à imaturidade apresentada.
 No que se refere à segurança, a maioria preocupa-se com a navegação da Internet, sendo que 50% dos casos criou um perfil irreal.
Os quatro jovens entrevistados não utilizam compras online. Apenas um indivíduo rapaz, inquirido por mim, não conhece jogos online. O termo cyberbuling apenas é conhecido por um jovem entrevistado pelo Carlos. Metade dos jovens entrevistados refere que as informações da Internet são fidedignas.
 As competências em TIC, adquiridas pelos jovens entrevistados foram adquiridas de formas divergentes, uns através da Escola, outros sozinho ou com amigos.
A maioria dos jovens prescindia da utilização do computador. Será este um aspecto importante, uma vez que vivemos numa Era de nativos digitais, em que a utilização do computador é imprescindível?

Continuação de boas reflexões...