domingo, 17 de julho de 2011

Balanço da Unidade Curricular MDS

Fonte: google images
No final desta unidade curricular, Media Digitais e Socialização, do Mestrado em Comunicação Educacional Multimédia surge a necessidade de reflectir acerca de uma longa caminhada durante os últimos meses. Esta caminhada permitiu o crescimento exponencial de conhecimentos e aprendizagens com base nos temas: 

& “Nativos vs Imigrantes Digitais”;

& “Identidade Social na Adolescência”;

& “Media Digitais e Construção da Identidade Social”;

& “Análise da Identidade em Sites Sociais ”.

No primeiro tema tive a oportunidade de explorar conceitos pouco desbravados na minha biblioteca de conhecimentos. As ideias defendidas por Marc Prensky geraram controvérsias muito enriquecedoras permitindo aprofundar os conceitos estudados e alargar a compreensão dos alunos deste século, ditos estudantes digitais. 

Os restantes temas tiveram uma continuidade gradual, iniciando uma análise da identidade, seguida da influência dos media e, por fim a aplicação e operacionalização dos conteúdos abordados numa entrevista dois jovens adolescentes.  

É importante salientar que os conhecimentos adquiridos foram alcançados tanto em grupo como individualmente. Em grupo, contou-se com diversos encontros síncronos que permitiram a definição de estratégias, fases de trabalho, ferramentas de colaboração, datas e prazos a cumprir e dinâmica das reuniões. A partilha de ideias, a cooperação e a troca de conhecimentos entre os elementos constituintes do grupo foram sem dúvida uma mais-valia para o sucesso dos resultados apresentados. Pessoalmente gostaria de sublinhar que a Vitória e a Teresa foram elementos indispensáveis durante todo o percurso traçado, permitindo que adquirisse novas aprendizagens e descobrisse novos caminhos desconhecidos. Para além disso, em alturas menos boas do nosso percurso permitiram, com o apoio prestado, cessar obstáculos. Às duas, o meu agradecimento sincero. Individualmente, esforcei-me e dediquei-me na realização dos trabalhos, superando algumas lacunas, de forma a alcançar os objectivos traçados.

As principais dificuldades sentidas foram sem dúvida a gestão da vida profissional e pessoal com os prazos estabelecidos pelas actividades da unidade curricular e as lacunas existentes na leitura e interpretação dos artigos em Língua Inglesa.

No que diz respeito ao acompanhamento e feedback durante o percurso da unidade curricular é de revelar que o mesmo contribuiu para colmatar algumas dificuldades que surgiram e, sem dúvida, importantíssima no meu desempenho.


Para finalizar gostaria de referir que apesar das dificuldades, o balanço é positivo. Tive a oportunidade de alargar a minha literacia de conhecimentos.








Sem comentários:

Enviar um comentário