O segundo tema tem como objectivo analisar e discutir as características do processo de construção da identidade durante o período da adolescência recorrendo aos recursos de aprendizagem disponíveis. Para tal, numa primeira fase é solicitado a análise individual dos textos disponíveis e, apresentação e discussão das ideias-chave no fórum A2.
@Recursos de Aprendizagem:
@ Participação no fórum A2
Tema: A construção da identidade em adolescentes: um estudo exploratório
A construção da identidade durante a adolescência refere-se a uma fase onde o adolescente procura dar resposta a respostas tais como, Quem sou eu? O que sou capaz de fazer? Tal como refere Erikson (1992), a identidade é a construção da própria pessoa tendo em conta os seus valores, crenças, e objectivos definidos. A identidade apesar ser uma característica pessoal é vivida num dado contexto social no qual o indivíduo estabelece uma série de relações e vive diferentes papeis (Factores intrapessoais, interpessoais e culturais, tal como refere a colega Lisete2 (Maio 2011, 23:18)).
Ao comentário da colega Clara (2 Maio 2011, 18:56), “Agora, é dado aos adolescentes uma moratória ou período de compasso de espera em que se aguarda que estes se encontrem a si mesmos”, gostaria de acrescentar que o conceito de adolescência caracteriza-se por determinadas mudanças físicas, sociais e emocionais, pelo crescimento psicológico individual e onde se desenvolvem os valores e a moral que caracterizam a fase adulta.
Segundo Marcia (1966), a construção da identidade abarca duas dimensões crise/exploração e comprometimento/compromisso. Na primeira dimensão (crise/exploração) é definida como o período de identidade durante o qual o adolescente escolhe várias alternativas significativas. No que diz respeito à segunda dimensão (comprometimento/compromisso), refere-se à parte do desenvolvimento da identidade, o investimento pessoal que o adolescente está a fazer.
De acordo com os quatro estádios (Execução, Moratória, Construção de identidade e difusão de identidade) definidos por Marcia (1966), referido pelo colega Emanuel Silva (2 Maio 2011, 23:33), gostaria de salientar três aspectos importantes que julgo serem necessários na formação da identidade:
- Confiança no apoio parental (Pais);
- Desenvolvimento do sentido de diligência e de iniciativa ou inferioridade;
- Aquisição de uma perspetiva auto-reflexiva sobre o futuro, ou seja, a capacidade de interrogar.
Concordo plenamente com o colega Emanuel (2 Maio 2011, 23:33), no sentido que “a nossa identidade é pois um processo em constante evolução que se vai confundindo com aquilo que nós somos com aquilo que somos para os outros.” Como refere, a colega Clara (2 Maio 2011, 18:56), “ A construção da identidade é um factor fundamental para a definição de quem somos, o nosso self .” Termino com, a identidade (Self) é um sistema muito complexo e dinâmico que envolve diferentes crenças que o indivíduo considera verdadeiras em relação a si próprio, sendo que cada crença tem um valor associado…
Tema: A Sociedade e a Personalidade
Tal como refere a Clara (4 Maio 2011, 11:04),“A transmissão destes valores sempre esteva a cargo da família, da escola e da sociedade em geral e penso que devem continuar a ser os principais responsáveis por esta formação.” No entanto, tal como refere a Teresa (7 Maio 2011, 20:07), “ A maioria dos casais trabalha e deixa a educação dos seus filhos a terceiros, neles incluindo a escola, que cada vez mais tem um papel decisivo na vida dos seus alunos. Todavia, a escola não substitui, nem pode substituir o papel dos pais. A escola, a sociedade em geral reforçam os valores que começam a ser ensinados em casa.” Concordo plenamente com esta opinião e sendo uma profissional que vê diariamente neste papel, surge-me a questão: Que estratégias o professor deve utilizar no sentido de auxiliar um aluno adolescente a compreender a distinção entre o bem e o mal e, consequentemente, na construção da sua identidade?
Na minha opinião, deverá ser conferido a possibilidade de explorar questões hipotéticas, criar situações de ensino-aprendizagem que permitam explorar o que está certo e errado perante a realidade, nomeadamente debates. Fazer comparação de experiências, deforma a demonstrar situações reais o que desenvolve a capacidade de raciocinar perante acontecimentos semelhantes.
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