segunda-feira, 30 de maio de 2011

Tema 3: Media Digitais e Construção da Identidade Social



O terceiro tema tem como objectivo analisar e discutir o papel dos media digitais na construção da identidade social dos jovens recorrendo aos recursos de aprendizagem disponíveis. Numa primeira fase é solicitado a escolha, em grupo, de um dos artigos disponíveis. Assim, o grupo azul (Ivone, Teresa e Vitória) escolheu o artigo de Sandra Weber e Claudia Mitchel Imaging, Keyboarding, and Posting Identities: Young People and New Media Technologies. Numa segunda fase pretende-se apresentar um texto redigido pelo grupo. E, por fim, no fórum A3, a discussão conjunta dos textos apresentados pelos diferentes grupos.


A influência dos media digitais na construção da identidade social dos jovens, apresentado mais uma vez pelo grupo azul...







@Participação no fórum A3

Após leitura do texto, Danah Boyd - "Why Youth - Social Network Sites: The Role of Networked Publics in Teenage Social Life", do grupo verde, gostaria de transmitir o meu contributo e a minha opinião face as problemáticas referidas. De fato, os media digitais atualmente têm um papel fundamental na construção da identidade dos jovens. A análise referida no trabalho dos colegas centra-se na utilização das redes sociais, nomeadamente o My space, facebook, entre outros. Na verdade, “estes tipos de redes sociais são uma parte importante da vida social dos adolescentes, fornecem conhecimento e uma introspecção na formação de identidade, negociação de status e a socialização entre pares.” (p.3) Estes, são em parte, responsáveis pelas alterações do comportamento e pelas leis que regem essas mudanças e determinam o desenvolvimento da construção da identidade dos adolescentes. É também importante referir, que não são apenas os jovens que acedem às redes sociais. Verificamos, que a maioria da classe adulta, “diferentes classes sociais raças, sexos e crenças…” (p.3) também dispõe, em grande número, da utilização de redes sociais. Será que os jovens compreendem os benefícios/malefícios da utilização das redes sociais, muitas vezes excessiva também por parte dos adultos? Qual o papel dos pais e dos educadores em geral? “Danah Valoriza também, o papel dos pais no controlo das publicações e comentários dos filhos” (P. 5) Na minha opinião os pais têm um papel fundamental na educação dos seus filhos, também, na forma como utilizam as redes sociais. Penso que uma das estratégias adoptadas pelos próprios pais é ingressam nas redes sociais de modo a perceberem e protegerem os seus descendentes dos malefícios do uso incorrecto desta ferramenta. Muitas vezes são os próprios educadores/professores que assumem este papel. No entanto, por vezes, mal entendidos pelos adolescentes quando detectam alguma anomalia e tentam alertar para as formas de combater as problemáticas existentes e as consequências do uso inadequado das redes sociais.
Assim é importante que o adolescente compreenda os papéis que as escolas, a sociedade/comunidade e a família desempenham na construção da sua própria identidade. “A identidade social do jovem é parcialmente definida por ele e parcialmente definida pelos outros.” Será que os jovens estão cientes das vantagens/desvantagens da utilização dos media digitais e do seu papel na construção da sua identidade?



Continuação de boas reflexões…

Sem comentários:

Enviar um comentário